Tradicionalmente, segundo os dicionaristas, perícia é o exame técnico de caráter especializado, ou seja, é a observação, investigação, análise, inspeção ou pesquisa minuciosa de um fato, condição ou direito, realizado pelo especialista.
A Engenharia Legal é definida como sendo o ramo de especialização da engenharia dos profissionais registrados nos CREA que atuam na interface direito-engenharia, colaborando com juízes, advogados e as partes, para esclarecer aspectos técnico-legais envolvidos em demandas.
Perito Judicial (ou Perito do Juízo) é o profissional nomeado pelo Juiz, legalmente habilitado pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia ou de Arquitetura e Urbanismo, com atribuições para proceder a perícia.
Assistente Técnico é o profissional legalmente habilitado pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia ou de Arquitetura e Urbanismo, indicado e contratado pela parte para orientá-la, assistir aos trabalhos periciais em todas as suas fases da perícia e, quando necessário, emitir seu parecer técnico.
A ENGVIS atua, exclusivamente, na consultoria para advogados, escritórios de advocacia e seus clientes como Assistente Técnico.
Para todas as situações que envolvam comprovação técnica de fatos relevantes, em qualquer tipo de ação, fale com os seus advogados sobre a produção de Laudo Prévio para antecipação de prova técnica pericial (também conhecido como Laudo de Instrução Processual) ou a indicação de Assistente Técnico, depois da nomeação do Perito Judicial. Essas providências podem gerar fatos decisivos para a prestação jurisdicional com significativa redução de tempo e economia processual.
A Assistência Técnica em Engenharia é uma atividade exercida por profissionais com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificando o estado de um bem e apurando as causas que motivaram determinado evento.